Sabes como deves ensinar os mais velhos a usar o computador
Tenho a certeza que já ouviste muitas vezes os teus pais/avós ou outras pessoas mais velhas que tu dizerem ‘sabes mais de computadores que eu’.
É natural que tu sabias mexer nos computadores mais facilmente pois a tecnologia era mais e mais evoluída que na altura deles.
Então mas podes também ensiná-los a usar o computador de forma correta! Aqui ficam algumas dicas do que deves fazer.
Dica 1
A primeira vez que estiveres a ensinar alguém a lidar com o computador, é importante que ensines o mais básico e mais fácil de executar, sem utilizares uma linguagem “técnica”, mas sim linguagem acessível. Há que ter em conta que, a pessoa que está a ser ensinada pode nunca ter tido a oportunidade de mexer num teclado, e não sabe o que é “enter”, “espaço”, “delete”, entre outros. É importante informar e esclarecer tudo à pessoa, dando informações do género “Um computador funciona assim…, liga-se/desliga-se desta forma…”. Caso seja necessário, e para a pessoa poder praticar em casa, pode sempre ir tomando notas do que lhe é ensinado.
Dica 2
Para muitos de nós, os atalhos no teclado são geniais. Mas decerto que quando nos iniciámos na informática, também aprendemos uma coisa de cada vez. Por isso também te aconselho a que, quando ensinares as pessoas mais velhas (e aqui temos que ter em atenção alguns problemas de memória que possam existir), utilizes o rato para as operações, e não os atalhos do teclado, pois podem ser mais confusos e desmotivar a pessoa a aprender.
Dica 3
Esta terceira dica, dedica-se à prática de digitação. Isto é, nós sabemos que, se hoje escrevemos rápido no computador, isso deve-se aos muitos anos e prática que nele temos. Pois, ao ensinarmos pela primeira vez alguém, essa pessoa estará, durante alguns minutos, a escrever uma frase ou até 2/3 letras, isto porque nunca passou pela experiência. Desta forma, ao ensinares uma pessoa mais velha, ou mesmo de outra idade, deves desafiá-la a praticar a digitação, isto é, a escrever uma frase ou duas por dia. Não deves esquecer (pois podem haver problemas de acuidade visual), de colocar fontes grandes e o texto sempre visível, para motivar e promover à continuação da prática.
Dica 4
Depois das dicas mais básicas, chega a hora de entrar na Internet, e explicar o que é esse Mundo completamente diferente. Nesta fase pode-se começar por indicar como entrar na Internet (indicar o Icone, por exemplo), e, uma vez a navegar, mostrar alguns sites úteis (também adequados aos interesses da pessoa que está a ser ensinada), como por exemplo, sites de informação, entretenimento, desporto, culinária, pesquisa, etc.! Mas, de forma geral, é importante informar o que é a Internet, e de que forma é que, esta rede, funciona.
Dica 5
Apesar de ser a última, esta dica não deixa de ser muito importante. Aconselho-te a que, quando ensinares alguém mais velho a lidar com computadores e Internet, os incentives a continuar a praticar. É errado pensar-se que uma vez aprendido, nunca se esquece, pois com os computadores não é assim. É necessário praticar-se para se saber e não se esquecer. Então é importante que, em tempos livres, lhes peça para irem explorando coisas no computador. A instalação de serviços de conversação e redes sociais (Facebook) é também um grande motivador para passarem mais tempo no computador e irem percebendo mais a dinâmica deste.