Braga foi a primeira a aderir ao "My city". App dá informações sobre eventos, circuitos turísticos ou espaços culturais.Segue-se Albufeira
Aplicações para smartphones com guias turísticos, sugestões de restaurantes, agendas culturais, gestão de ocorrências e outras informações úteis já não são novidade no quotidiano dos moradores e turistas que visitam cidades de média e grande dimensão. Por isso, a empresa Extradirecional, especializada em sinalética direcional publicitária, decidiu arriscar numa aplicação (app) para sistemas Android e IOS, que, em vez de se focar num só conteúdo, agrega toda a informação sobre determinado território, seja de interesse turístico ou de relevo para a população residente.
A cidade de Braga foi a primeira a aderir à "My city", uma solução que é baseada em beacons -dispositivo "Bluetooth de Baixa Energia" que transmite um sinal codificado -, colocados em todos os postes de publicidade da Extradirecional, que comunicam com os smartphones, tendo por base os interesses e localização do utilizador. "Demos vida aos postes. Criamos um beacon para comunicar com as pessoas", frisa Jorge Santos, CEO da empresa, que resultou da segmentação de uma área de negócio da Media Channel.
Concretamente, ao instalar a app "My city Braga", os utilizadores são confrontados com a possibilidade de escolher entre a opção de "turista" ou "residente". No primeiro caso, tudo o que é informação sobre eventos e espetáculos, circuitos turísticos ou espaços culturais é disponibilizado. Depois, para quem mora na cidade, pode recorrer ao smartphone para saber as farmácias de serviço, horários de transportes e até ocorrências ligadas à Proteção Civil, como ruas cortadas ao trânsito, notificação sobre incêndios, acidentes ou o local de uma simples rutura de um cano. Numa próxima fase, que ainda está em desenvolvimento, a empresa vai acrescentar a possibilidade de comprar o passe para os Transportes Urbanos de Braga ou pagar parquímetros e até bilhetes para espetáculos.