Documento da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) foi enviado ao primeiro-ministro, António Costa, no passado dia 23.
A chamada "caixa negra" da Proteção Civil regista todos os passos dos bombeiros no combate aos incêndios - data e hora da ocorrência, assim como todas as medidas tomadas para reagir à mesma.
E a "caixa negra" do incêndio do Pedrógão Grande, divulgada hoje por vários meios de comunicação social, mostra, entre outras coisas, que vários pedidos de ajuda de populares não chegaram ao posto de comando por falhas nas comunicações. De acordo com a Renascença, no primeiro dia do incêndio esta situação aconteceu, pelo menos, em cinco situações graves.
De acordo com o registo do Sistema de Apoio à Decisão Operacional (SADO) - o nome oficial da "caixa negra" - o primeiro problema de comunicação deu-se às 19.45 de sábado, dia 17, horas após o início do incêndio no Pedrógão Grande. O 112 foi alertado para o pedido de ajuda de três pessoas, dentro de uma casa, cercadas pelas chamas no Casalinho. Mas, devido à falha de comunicações, não foi possível avisar o posto de comando.