A polícia peruana resgatou uma mulher que foi sequestrada e obrigada a realizar trabalhos forçados durante sete anos no sul do país, a mais de mil quilómetros da capital, Lima.
Rosaura Rufina Robles Camones, de 23 anos, foi resgatada por agentes da Unidade Especial contra o Crime Organizado após viver em cativeiro e ser explorada por uma engenheira de minas nas pampas de San Camilo, na província de Arequipa.
A presumível sequestradora, de 56 anos, foi detida pelas autoridades, informou na quarta-feira a emissora RPP Noticias.
O "site" da emissora indicou que os agentes lançaram a operação de resgate depois de um camionista ter denunciado o sequestro, acabando por encontrar a vítima num lugar solitário e afastado da população.
A jovem, retida quando era ainda menor de idade, foi levada primeiro para Lima, depois para a região de Cajamarca (norte) e finalmente para Arequipa (sul), numa tentativa de que a família, que comunicou o desaparecimento às autoridades, lhe perdesse o rasto.
"Nestes sete anos obrigava-me a trabalhar, batia-me, não me dava de comer", afirmou a vítima, em declarações citadas pela RPP, indicando que o único dinheiro que recebeu foi o equivalente a 56 euros.
A jovem encontra-se atualmente na Unidade de Proteção de Vítimas e Testemunhas do Ministério Público do Peru.