Mastercard a caminho dos “cartões sem cartão”
A empresa apresentou esta semana o serviço de pagamento digital MasterPass.
Fazer compras - desde a escolha ao pagamento - sem usar cartões já pareceu uma realidade mais longínqua. "Se usamos os ‘smartphones' para tanta coisa, por que não utilizá-los para pagamentos?", é a questão retórica que Jorn Lambert coloca, em entrevista ao DiárioEconómico. "As pessoas estão a acolher cada vez mais os ‘tablets' e demais dispositivos móveis", uma tendência que não pode ser descurada quando se fala em pagamentos.
O MasterPass pretende, por isso mesmo, libertar cada vez mais os consumidores da utilização de cartões físicos e dando-lhes a possibilidade de fazer pagamentos a partir de qualquer lugar, transformando, por exemplo, o ‘smartphone' num dispositivo capacitado para pagamentos.
"Imagine que está no Ikea", explica o director europeu de ‘Emerging Payments' da MasterCard. "Decide que quer comprar uma mesa. Coloca o código do produto numa aplicação própria [no smartphone], diz que quer fazer ‘check-out' da loja, paga através do telemóvel e vai-se embora. A mesa depois é entregue na morada que indicou", resume. Basicamente, gasta menos tempo e usa menos recursos físicos. Mas esta tecnologia também pode ser usada para serviços online. Nesse caso, a grande vantagem é ter os dados de todos os seus cartões agregados num só local, o que elimina a necessidade de introduzir informações de pagamento e de entrega de produtos a cada nova compra.
Este é um serviço complementar aos pagamentos ‘contactless', que se espera que a curto prazo estejam disponíveis em Portugal - e através dos quais bastará encostar o seu cartão, por exemplo, a um terminal de pagamento para que o débito será automático.
Jorn Lambert revela que as conversações com os comerciantes e as instituições bancárias já começaram, mas ainda não há previsões de quando o MasterPass estará em vigor em Portugal. No entanto, sublinha que "o sistema já existe. Não estamos a falar de algo que vai acontecer no futuro. Ele existe e está a ser implementado", garante Lambert, dando a Austrália e o Canadá como exemplos - o MasterPass estará disponível nestes países a partir do final do mês. EUAe Reino Unido são os ‘fregueses' que lhes seguem, durante a Primavera e Verão, respectivamente. Até ao final do ano conta ter o novo serviço a funcionar na Bélgica, no Brasil, na China, em Espanha, em Israel, na Suécia e em Singapura, para além de outros mercados.
E apesar de considerar, entre sorrisos, que "o cartão de plástico é um cartão parvo" - uma vez que serve para pouco mais do que pagar serviços e levantar dinheiro - Lambert não acredita que este seja um meio de pagamento que vá desaparecer. No entanto, não tem dúvidas de que a nível global se caminha para a realização de transacções com "cada vez menos ‘cash'". Até porque, recorda, "os pagamentos por cartão ou digitais são das formais mais eficazes para combater a economia paralela", uma vez que obrigam sempre ao registo das operações.
O novo serviço da MasterCard foi apresentado esta semana durante o Mobile World Congress, que está a decorrer em Barcelona.