* Cantinho Satkeys

Refresh History
  • cereal killa: dgtgtr e bom fim semana  r4v8p  535reqef34
    19 de Julho de 2025, 20:03
  • FELISCUNHA: ghyt74   49E09B4F  e bom fim de semana  4tj97u<z
    19 de Julho de 2025, 11:44
  • xifanwaifan11: ja
    18 de Julho de 2025, 11:44
  • JPratas: try65hytr A Todos  4tj97u<z classic k7y8j0
    18 de Julho de 2025, 05:11
  • cunha45: Entendido
    16 de Julho de 2025, 20:33
  • j.s.: reafirmo 15/07/2026 o forum encerra
    16 de Julho de 2025, 18:26
  • j.s.: o que foi dito é que este ano está pago, e para bom entendedor foi dito que após desinteresse nos membros, ficam já avisados que a 15/07/2026
    16 de Julho de 2025, 18:25
  • j.s.: boa tarde
    16 de Julho de 2025, 18:22
  • cunha45: Com a colaboração de 6 membros, aos quais agradecemos e com custos muito elevados, por parte da administração, foi pago mais um ano , do domínio e nome do fórum, num servidor externo.  Como o fórum é dos dos seus membros, e como estes mostraram total desinteresse numa pequena ajuda para a sua manutenção informamos que  a partir de 15/07/2026 o fórum encerra as suas portas.  Para todos os membros que não nos quiseram ajudar, e que fazem neste fórum, os seus downloads do que aqui disponibilizamos, para seu proveito e de borla, iremos cancelar essa função, apenas podendo vizualizar o forum.  A administação
    16 de Julho de 2025, 13:43
  • cunha45: ainda nao encerrou
    16 de Julho de 2025, 13:42
  • FELISCUNHA: ghyt74  pessoal   49E09B4F
    16 de Julho de 2025, 11:46
  • m1957: Obrigado pelo cuidado em informar!
    16 de Julho de 2025, 00:45
  • cereal killa: boas gomes, 4tj97u<z
    14 de Julho de 2025, 21:32
  • j.s.: cereal enviei pm  4tj97u<z
    14 de Julho de 2025, 21:13
  • j.s.: Entre as 20h do dia 13 de agosto de 2025 e as 10h do dia 14 de agosto de 2025 (horário CEST).
    14 de Julho de 2025, 20:55
  • j.s.: foi refeita nova data para migração
    14 de Julho de 2025, 20:55
  • j.s.: 43e5r6
    14 de Julho de 2025, 16:49
  • j.s.: por isso o forum deve estar off line  Início: 16/07/2025 às 20:00 (CEST) Fim: 17/07/2025 às 10:00 (CEST)
    14 de Julho de 2025, 16:49
  • j.s.: vai ser efectuada migração de servidores
    14 de Julho de 2025, 16:48
  • j.s.: dgtgtr a todosc 49E09B4F
    14 de Julho de 2025, 16:47

Autor Tópico: Organismos da saúde lançam campanha para uso correto do 112 e do SNS 24  (Lida 247 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelito

  • Membro Satkeys
  • *
  • Mensagens: 19104
  • Karma: +2/-1
  • Sexo: Masculino
  • PORTA-TE MAL MAS COM ESTILO

O Ministério da Saúde lança este domingo uma campanha de sensibilização para o uso correto das linhas telefónicas de saúde e emergência, com o objetivo de evitar que a má utilização destes meios comprometa os atendimentos urgentes.

Em comunicado conjunto, a Direção-Geral da Saúde (DGS), os Serviços Partilhados do Ministérios da Saúde (SPMS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciam o lançamento da Campanha "Quando ligar SNS 24 ou INEM?", para sensibilizar para a correta utilização das linhas "808 24 24 24" e "112" pelo cidadão.

No ano passado, o número de emergência 112 recebeu quase 300 chamadas por dia que não eram urgentes e que foram reencaminhadas para o SNS 24, revelam os organismos, acrescentando ainda que estes números mostram um aumento face a 2021.

"O uso desadequado destas linhas pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar recursos de forma errada", alertam.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e garantir que os utentes acedem ao organismo mais competente para tratar o seu caso, "a campanha compara problemas de saúde não emergentes e situações que podem envolver risco de vida, clarificando desta forma quando se deve utilizar o SNS 24 ou o INEM", indicam.


Os três organismos sublinham que em situações como "dor ligeira ou moderada, febre, alteração da pressão arterial, comichão, tosse persistente, choro persistente da criança, diarreia ou náuseas, ou outra situação não emergente", o número contactado deverá ser o 808 24 24 24, que prestará "o aconselhamento adequado".

Já em casos graves como um acidente com feridos, uma suspeita de AVC, dor no peito, engasgamento, dificuldade em respirar, alteração do estado de consciência, queimaduras graves ou em zonas sensíveis, hemorragias abundantes ou incontroláveis, o utente deve ligar para o 112 - Número Europeu de Emergência.


Esta é uma campanha multimeios, presente em rádio, 'outdoors' e plataformas digitais, e terá outros suportes educativos como 'flyers' e cartazes, assim como sessões dirigidas ao público em geral.

Será também "a primeira campanha apresentada num novo suporte de comunicação que recorre à utilização das Ambulâncias do INEM como veículos publicitários", sublinham.


No ano passado, a Linha SNS 24 atendeu mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre, e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM receberam mais de 1,5 milhões de chamadas, o número mais elevado desde que há registo, informa a nota da DGS, SPMS e INEM.

No entanto, "destas chamadas atendidas nos CODU do INEM, mais de 103.000 foram transferidas para o SNS 24, o que representa uma média de 280 chamadas por dia que foram consideradas não urgentes e um aumento de 10% face a 2021".

Com o aumento da atividade destes serviços, é importante que sua utilização seja feita de forma cada vez mais informada e que a qualidade do atendimento seja melhor.

Por isso, a campanha visa concentrar os recursos de emergência médica em situações efetivamente graves e melhorar a literacia em saúde dos cidadãos.
PORTA-TE MAL MAS COM ESTILO