Disciplinas de três anos podem vir a valer mais do que as anuais. Mudanças serão graduais.
No âmbito da revisão do modelo de acesso ao Ensino Superior, o Ministério da Educação está a analisar uma eventual alteração à fórmula de cálculo da média do Secundário. Segundo explica ao JN o secretário de Estado do Ensino Superior, a ideia - que o setor, tutela e parceiros, garante, subscrevem - é que as disciplinas trienais contem mais do que as anuais. O novo modelo, refira-se, entrará em vigor a partir de 2024, seguindo uma lógica gradual.
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"A ideia é que a média do Ensino Secundário seja tratada de forma diferenciada conforme a duração da disciplina". Ou seja, explica Pedro Teixeira, "se o estudante trabalhar três anos numa disciplina, essa deve valer mais do que se trabalhar um ano". Naquilo que considera ser "mais rigoroso e ajustado". Porque, entende o governante, "diminuiria o peso da disciplina que não tem exame e aumentava o peso onde há algum mecanismo de controlo [exames nacionais]".