* Cantinho Satkeys

Refresh History
  • JPratas: try65hytr A Todos  101yd91 k7y8j0
    22 de Novembro de 2024, 02:46
  • j.s.: try65hytr a todos  4tj97u<z 4tj97u<z
    21 de Novembro de 2024, 18:43
  • FELISCUNHA: dgtgtr  pessoal   49E09B4F
    20 de Novembro de 2024, 12:26
  • JPratas: try65hytr Pessoal  4tj97u<z classic k7y8j0
    19 de Novembro de 2024, 02:06
  • FELISCUNHA: ghyt74   49E09B4F  e bom fim de semana  4tj97u<z
    16 de Novembro de 2024, 11:11
  • j.s.: bom fim de semana  49E09B4F
    15 de Novembro de 2024, 17:29
  • j.s.: try65hytr a todos  4tj97u<z
    15 de Novembro de 2024, 17:29
  • FELISCUNHA: ghyt74  pessoal   49E09B4F
    15 de Novembro de 2024, 10:07
  • JPratas: try65hytr A Todos  4tj97u<z classic k7y8j0
    15 de Novembro de 2024, 03:53
  • FELISCUNHA: dgtgtr   49E09B4F
    12 de Novembro de 2024, 12:25
  • JPratas: try65hytr Pessoal  classic k7y8j0 yu7gh8
    12 de Novembro de 2024, 01:59
  • j.s.: try65hytr a todos  4tj97u<z
    11 de Novembro de 2024, 19:31
  • cereal killa: try65hytr pessoal  2dgh8i
    11 de Novembro de 2024, 18:16
  • FELISCUNHA: ghyt74   49E09B4F  e bom fim de semana  4tj97u<z
    09 de Novembro de 2024, 11:43
  • JPratas: try65hytr Pessoal  classic k7y8j0
    08 de Novembro de 2024, 01:42
  • j.s.: try65hytr a todos  49E09B4F
    07 de Novembro de 2024, 18:10
  • JPratas: dgtgtr Pessoal  49E09B4F k7y8j0
    06 de Novembro de 2024, 17:19
  • FELISCUNHA: Votos de um santo domingo para todo o auditório  4tj97u<z
    03 de Novembro de 2024, 10:49
  • j.s.: bom fim de semana  43e5r6 49E09B4F
    02 de Novembro de 2024, 08:37
  • j.s.: ghyt74 a todos  4tj97u<z
    02 de Novembro de 2024, 08:36

Autor Tópico: Novos autocarros da STCP não passam sob os viadutos  (Lida 599 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelito

  • Membro Satkeys
  • *
  • Mensagens: 19105
  • Karma: +2/-1
  • Sexo: Masculino
  • PORTA-TE MAL MAS COM ESTILO
Novos autocarros da STCP não passam sob os viadutos
« em: 31 de Outubro de 2018, 10:43 »

Os novos autocarros a gás da STCP não conseguem passar sob alguns viadutos do Grande Porto por serem altos de mais e, por esse motivo, algumas carreiras continuarão a ser asseguradas pela antiga frota.

Em causa estão pelo menos cinco linhas, nomeadamente no Porto, em Gondomar e Valongo. Esses percursos não podem ser realizados pelas 27 novas viaturas que já circulam. Mas não só: toda a encomenda feita em 2017, com 173 novos autocarros movidos a gás natural até 2020, é da mesma tipologia.

Segundo apurou o JN, os novos autocarros que começaram a circular este ano têm uma altura que colide com vários viadutos da rede viária. A STCP justificou que os veículos encomendados à MAN (empresa alemã) pela anterior administração, do tipo "low entry", com degraus na parte traseira, têm um preço mais baixo quando comparados com a tipologia "low floor", uma alternativa com altura inferior e com todo o autocarro ao mesmo nível que promete juntar à frota, mas apenas em futuras aquisições.

Informação nas cabinas

A empresa teve de afixar informação para os motoristas não utilizarem os novos veículos em certas rotas. Contactado pelo JN, Eduardo Ribeiro, motorista da STCP e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), confirmou as ordens de serviço e a informação colocada nas cabinas. Especificou tratar-se de um total de 27 viaturas em pelo menos cinco linhas de autocarro com três viadutos. Referiu as carreiras 803, que passa sob a linha de comboio em Rio Tinto; 705, por baixo da linha férrea no centro de Valongo; 300, 301 e 304, por causa do viaduto entre os bairros do Regado e Prelada.

A limitação já não se coloca para os 15 autocarros elétricos adquiridos à Caetano BUS e que elevam para 188 o total de novos veículos que chegarão até 2020.

Eduardo Ribeiro manifestou-se preocupado, avisando que será "um problema" quando os novos veículos rondarem 50% da frota e quando os atuais já chegam aos "600 e 700 mil quilómetros". Disse, por isso, esperar que a STCP ainda possa reverter a encomenda de 173 veículos que não passam naqueles viadutos e "modificar o contrato". A título de ironia, destacou que "deve ficar mais barato rebaixar o piso" nessas zonas.

Diferença de preço pesou

Por sua vez, a STCP explicou que a frota é composta por diversas tipologias consoante as características das carreiras. "Nas próximas aquisições está prevista" a compra "de veículos "low floor" e "low entry", no sentido de ir ao encontro das necessidades identificadas pelas diversas linhas e percursos que a empresa opera". A segunda tipologia é a mais alta e a que está a circular, explicou a assessoria da imprensa ao JN. "Os preços de aquisição dos autocarros "low entry" é inferior aos autocarros " low floor", o que impacta nas decisões de aquisição. À data da encomenda (2017), a administração decidiu adquirir somente viaturas movidas a gás natural "low entry", devido à diferença de preço", referiu.

Investimento

O valor de aquisição das viaturas a gás natural ronda 37 milhões de euros. E a STCP paga 44 milhões pelos serviços de manutenção por 16 anos. A entrega dos autocarros MAN é faseada: 35 em 2018, 60 em 2019 e 78 no ano seguinte.

Só 19% a gasóleo

Em 2020, a STCP contará com 419 autocarros - 77% deles movidos a gás natural comprimido; 4% totalmente elétricos; sendo que apenas 19% utilizarão o gasóleo como combustível.

PORTA-TE MAL MAS COM ESTILO