* Cantinho Satkeys

Refresh History
  • JPratas: try65hytr A Todos  4tj97u<z yu7gh8 k7y8j0
    01 de Agosto de 2025, 04:10
  • JPratas: dgtgtr Pessoal  r4v8p 43e5r6 k7y8j0
    31 de Julho de 2025, 19:24
  • FELISCUNHA: Bom dia e bom fim de semana  43e5r6
    26 de Julho de 2025, 11:16
  • j.s.: tenham um excelente fim de semana  49E09B4F
    25 de Julho de 2025, 20:33
  • j.s.: try65hytr a todos
    25 de Julho de 2025, 20:33
  • JPratas: try65hytr A Todos  4tj97u<z classic k7y8j0
    25 de Julho de 2025, 03:59
  • FELISCUNHA: ghyt74  pessoal   4tj97u<z
    24 de Julho de 2025, 11:02
  • cereal killa: dgtgtr pessoal  wwd46l0'
    23 de Julho de 2025, 19:16
  • Manuel Cordeiro: explorador
    21 de Julho de 2025, 18:06
  • FELISCUNHA: ghyt74  pessoal   49E09B4F
    21 de Julho de 2025, 11:09
  • j.s.: resolvida a situação, da qual fomos alheios, estamos novamente online  49E09B4F
    20 de Julho de 2025, 15:18
  • j.s.: devido a problemas no servidor externo, o forum esteve offline algum tempo
    20 de Julho de 2025, 15:16
  • j.s.: dgtgtr a todos  4tj97u<z
    20 de Julho de 2025, 15:15
  • cereal killa: dgtgtr e bom fim semana  r4v8p  535reqef34
    19 de Julho de 2025, 20:03
  • FELISCUNHA: ghyt74   49E09B4F  e bom fim de semana  4tj97u<z
    19 de Julho de 2025, 11:44
  • xifanwaifan11: ja
    18 de Julho de 2025, 11:44
  • JPratas: try65hytr A Todos  4tj97u<z classic k7y8j0
    18 de Julho de 2025, 05:11
  • cunha45: Entendido
    16 de Julho de 2025, 20:33
  • j.s.: reafirmo 15/07/2026 o forum encerra
    16 de Julho de 2025, 18:26
  • j.s.: o que foi dito é que este ano está pago, e para bom entendedor foi dito que após desinteresse nos membros, ficam já avisados que a 15/07/2026
    16 de Julho de 2025, 18:25

Autor Tópico: Manipulação de dados automóveis custou 1,6 mil milhões de euros aos portugueses  (Lida 569 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelito

  • Membro Satkeys
  • *
  • Mensagens: 19104
  • Karma: +2/-1
  • Sexo: Masculino
  • PORTA-TE MAL MAS COM ESTILO

A Federação Europeia de Transportes e Ambiente calcula que os automobilistas europeus gastaram mais 150 mil milhões de euros devido à manipulação dos testes de eficiência de combustível.

Só em Portugal, esta diferença custou aos condutores 1,6 mil milhões de euros, em dez anos.

Em 2017, diz o relatório da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (E&T), os custos com combustível extra consumido devido à manipulação dos testes de eficiência automóvel ascenderam aos 23,4 mil milhões de euros. Os mais penalizados foram os alemães, com um custo extra de 34 mil milhões de euros, desde 2010, seguidos dos britânicos (24,1 mil milhões) e dos franceses, como (20,5 mil milhões).

Em Portugal, foram queimados, só em 2017, mais 264 milhões de euros em combustível do que aquilo que seria expectável. "A diferença entre o desempenho dos automóveis nos testes e em condições reais aumentou de 9%, em 2000, para 42%, em 2016, devido principalmente à manipulação dos testes laboratoriais por parte da indústria automóvel e também devido à tecnologia (como o start-stop), que proporciona economias superiores em laboratório, do que na estrada", alerta a Quercus, que sublinha o relatório da E&T, divulgado esta terça-feira.

A Quercus apela aos ministros do Ambiente e eurodeputados que impeçam a indústria automóvel de continuar a defraudar as regras. "A proposta da CE para reduzir as emissões de CO2 dos veículos ligeiros de passageiros e comerciais, depois de 2020, é inadequada traduz-se numa nova autorização para que a indústria automóvel mantenha o sistema de jogo", alerta a associação ambientalista.

Como consequência da legislação prevista, "os Estados-Membros ficarão mais longe de atingir os seus objetivos climáticos e os automobilistas continuarão a gastar mais em combustível", argumenta a Quercus, que deposita pouca confiança no novo teste de laboratório que a Comissão Europeia e a indústria automóvel acordaram implementar, o WLTP - "Worldwide harmonized Light vehicle Test Procedure".

"Ao inflacionar os resultados dos testes WLTP em pelo menos 10g/km, a indústria automóvel pode facilmente atingir a redução de 15% nas emissões de CO2 proposta pela CE até 2025, diminuindo o impacto desta meta em mais de metade", argumenta a T&E, citada pela Quercus, advogando que há medidas que poderiam prevenir eficazmente "estas artimanhas", como a introdução de um teste real ou o uso de dados de medidores de consumo de combustível.

"A análise da T&E mostra que estes [testes] evitariam 108 milhões de toneladas de CO2 equivalente até 2030 e poupariam aos automobilistas 54 mil milhões de euros na fatura de combustível, em comparação com a atual proposta da Comissão", lê-se no comunicado, que sublinhando outra questão que resulta desta manipulação.

A melhoria da eficiência no consumo de combustível está a revelar-se muito aquém do apregoado pelas marcas, apenas 10% desde 2000, apesar dos regulamentos para reduzir as emissões. "Os grandes lesados são os cidadãos que pagam por mais combustível e sofrem as consequências das alterações climáticas", argumenta a Quercus.

"Desde 2000, a manipulação dos testes de CO2 implicou a emissão de mais 264 milhões de toneladas de CO2 equivalente, correspondente às emissões anuais de CO2 dos Países Baixos", argumenta.
PORTA-TE MAL MAS COM ESTILO