Instalação artística com guarda-chuvas, aliada à animação, atrai milhares de turistas, fortalece negócio e une comunidade. Cidade saiu da sombra
"Conhecem Águeda no Mundo inteiro pelos guarda-chuvas". A voz da aguedense Maria da Graça, atirada no meio de uma rua colorida na baixa da cidade, soa carregada de orgulho. Não é para menos, a instalação artística Umbrella Sky, criada em 2011 para alegrar as ruas da cidade de Águeda enquanto decorria o programa de animação Agit-Águeda, tem corrido Mundo através das redes sociais e pelo passa-palavra de pessoas maravilhadas.
Os chapéus tornaram-se o "cartão de visita" de Águeda, assume o vice-presidente da autarquia, Édson Santos. No ano passado, calcula o autarca, terão passado pela cidade, durante o AgitÁgueda, cerca de 250 mil pessoas. Este ano "a fasquia subiu ainda mais", confessa.
Vão para assistir aos concertos, fazer os roteiros de arte urbana a céu aberto que se criaram na cidade, provar a gastronomia e usufruir da animação e espetáculos, tudo gratuito. O extenso e diversificado programa do AgitÁgueda, que termina no dia 29, refira-se, foi premiado pela sua qualidade e recebeu, em janeiro, o reconhecimento internacional com o selo Fest300 2018 - The World"s Best Festivals/ Os Melhores Festivais do Mundo. Este ano, o orçamento chegou aos 600 mil euros para os 23 dias de atividades.
Mas, acima de tudo, os visitantes querem passear nas ruas coloridas. Agora, para além dos chapéus, há balões e fitas a encimar algumas vias e a merecer o aplauso de visitantes de várias nacionalidades.