O burlão das notas de 50 euros voltou à carga. Valdemar Castro foi filmado novamente em ação, em Santa Maria da Feira, no domingo, e é também suspeito de mais golpes na Póvoa de Varzim.
http://www.jn.pt/Storage/JN/2016/big/ng5948971.jpg[/img]
O homem, de 41 anos, não tem cumprido a medida de coação de apresentações diárias na GNR que lhe foi imposta pelo tribunal em 15 de janeiro.
Na tarde de anteontem, pelas 15 horas, Valdemar dirigiu-se à confeitaria "Esperamos Por si II", em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, onde conseguiu ludibriar uma funcionária com o truque habitual. Foi tudo registado pelas câmaras de videovigilância. Como já tem feito noutros casos, entrou no estabelecimento a falar ao telemóvel.
"Pediu-nos dois cachorros simples para levar", contou, ao JN, a funcionária. "Estava a dizer ao telemóvel que ia proceder a um depósito qualquer de 30 euros. Depois pediu-me para destrocar uma nota de 50 euros", continuou a empregada, que foi à caixa buscar notas de 20 e 10 euros para lhe entregar.
"Estendi a mão sobre o balcão e esperava que ele me desse a nota de 50 euros. Mas ele simplesmente tirou-me o troco da mão e foi-se embora ainda a falar ao telemóvel", recordou a mulher, que disse ter, por momentos, "ficado sem ação". Ainda foi à porta e viu o indivíduo a entrar num "Mercedes antigo bege", que era conduzido por um homem "novo". As autoridades acabariam por verificar que a matrícula era falsa.
"Não sei como me deixei levar. Já tinha lido a notícia do JN e visto a fotografia dele, mas naquele momento não me lembrei que poderia ser aquela pessoa", lamentou.
Também o proprietário da confeitaria, Hélder Costa, se mostrou agastado. "Tenho vários estabelecimentos e quando saiu a vossa notícia (JN) avisei todos os funcionários para estarem atentos", referiu. Já ao final da tarde, uma outra funcionária acabaria por ver o Mercedes com a mesma matrícula a passar junto à confeitaria.