Um rapaz americano de 14 anos diz ter sido o mais jovem de sempre a obter fusão nuclear, num reator que o próprio começou a construir, há dois anos, na casa dos pais.
Jackson Oswalt, de Memphis, Tennessee, nos EUA, tem agora 14 anos, mas diz ter conseguido obter fusão nuclear há pouco mais de um ano, após 12 meses a trabalhar num reator nuclear caseiro.
"Para aqueles que não acompanharam as minhas comunicações recentes, pode ser uma surpresa eu sequer considerar acreditar que consegui obter fusão" nuclear, escreveu Oswalt, no fórum do "Open Source Fusor Research Consortium", uma organização amadora de apoio a entusiastas do nuclear.
"No último mês consegui um grande progresso no meu trabalho, ao ponto de acreditar que consegui resultados que valem a pena", disse Oswalt, na publicação em que ilustrou o feito, confirmado, entretanto, pelo "Open Source Fusor Research Consortium", segundo a versão online do jornal britânico "The Guardian".
Atualmente com 14 anos, Oswalt contou à cadeia de televisão norte-americana "Fox News" detalhes do processo. "No início, foi só aprender como outras pessoas fizeram reatores nucleares", disse. "Depois, fiz uma lista das peças que precisava e adquirias quase todas no eBay. Algumas não eram bem o que precisava, por isso tive de as adaptar", acrescentou Jackson Oswalt.
Com a ajuda dos pais, gastou cerca de 10 mil dólares (aproximadamente 8700 euros) e transformou um quarto de brincar na própria casa num laboratório nuclear.
O equipamento, que usa 50 mil volts de eletricidade, foi suficiente para fundir dois átomos de gás deutério em hélio. "Um detetor que tinha ligado ao reator registou a ejeção de um neutrão dos átomos - o sinal de uma fusão bem-sucedida", escreve o jornal "The Times of Israel".
O feito de Oswalt tem ainda de ser sujeito a verificação de um organismo oficial, uma vez que o "Open Source Fusor Research Consortium" é uma organização amadora, e publicado num artigo científico para ser considerado válido.
A confirmar-se, Oswalt será o mais jovem de sempre a obter fusão nuclear. Como tinha 13 anos quando publicou os resultados, supera o feito de outro adolescente, Taylor Wilson, que em 2008, então com 14 anos, construiu um reator na garagem dos pais e obteve a fusão nuclear. Terá conseguido obter uma temperatura 40 vezes superior à do sol.