Os relatórios de contas dos últimos oito anos da Portugália revelam que a companhia "não apenas é lucrativa como a sua operação e procura são sustentáveis", revela esta segunda-feira o portal porto.pt, da Câmara do Porto.
O porto.pt salienta que os dados agora conhecidos contrariam a ideia de que os voos descontinuados no Porto eram deficitários, "ao contrário da operação da TAP, centrada no "hub" em Lisboa, que em 2016 deu 46 milhões de euros de prejuízo".
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"Muito graves são os resultados das empresas brasileiras do Grupo, criadas pelo ainda presidente da comissão executiva da empresa. Só a TAP - Manutenção e Engenharia do Brasil perdeu mais de 22 milhões de euros em 2014, que elevaram os prejuízos do grupo para 85 milhões de euros nesse ano", sublinha.
A autarquia afirma que as empresas de manutenção da TAP no Brasil somam "centenas de milhões de euros de prejuízos, consecutivamente desde a sua criação".
O porto.pt refere que tentou consultar o relatório e contas desta empresa brasileira, detida pela TAP, agora 50% pública, depois da reversão operada pelo atual Governo, mas "o site da empresa de manutenção estava em manutenção".
"Apesar dos enormes prejuízos no Brasil, que contribuíram para um endividamento público superior a mil milhões de euros, a TAP nunca abandonou o negócio naquele país", sublinha.
No seu portal, a autarquia recorda que a TAP alegou prejuízos de oito milhões de euros nos quatro voos operados pela Portugália para justificar o seu cancelamento, mas "aumentou a operação em Lisboa, onde os prejuízos sobem, tal como no Brasil".