Sergio Marchionne pede a clientes que não comprem o Fiat 500 E
Cada unidade deste modelo que é comercializada dá ao grupo presidido pelo italiano um prejuízo de 10000€
Normalmente, se lhe dissessem que um CEO de uma marca automóvel lhe estava a pedir para não comprar os automóveis da sua marca, iria pensar que ou este homem estava prestes a ser despedido ou tinha enlouquecido. Mas, apesar de normalmente os responsáveis máximos das marcas procurarem vender sempre mais, o CEO da Fiat acaba de fazer exatamente o oposto e pediu aos clientes para não adquirirem o modelo híbrido 500E pois cada unidade vendida representa um prejuízo de 10000€ para o grupo.
“Se está a pensar em comprar um Fiat 500 E, espero que não chegue a realizar a aquisição, pois cada vez que vendo um custa-me 14.000 dólares” (aproximadamente 10000€), indicou Sergio Marchionne. O homem-forte da Fiat Chrysler Automotive (FCA) afirmou também que a única marca que está a fazer lucro com os veículos elétricos é a Tesla, e apenas devido ao elevado preço de venda dos seus modelos.
Desde 2011 que era do conhecimento público que o Fiat 500 E se tratava de um "mau negócio" para o grupo, embora na época os valores negativos que cada unidade representava para a marca estivessem avaliados em 7340€, valor que se provou agora estar errado por cerca de 3000€. Marchionne apenas não referiu se o prejuízo se deve a elevados custos de materiais em relação ao baixo preço do automóvel (que seria resolvido descontinuando o modelo) ou se pelo enorme custo de desenvolvimento (que poderia ser absorvido com um aumento da produção).