Bicicleta do tamanho de uma mala revoluciona forma de transporte na Europa
Com apenas 7,5kg, esta bicicleta eléctrica (na foto em cima) promete reduzir a poluição das cidades europeias. A produção e processo de concepção pioneiros desta bicicleta Intermodal abre caminho para uma nova geração de velocípedes, para que a população abandone os automóveis e torne as cidades mais verdes.
O Bike Intermodal é um projecto financiado pela Comissão Europeia que desenvolveu um protótipo de bicicletas dobráveis que pesam menos de 7,5kg. Criada com o objectivo de simplificar a mobilidade nas zonas urbanas e evitar os furtos em ascensão, esta bicicleta pode ser colocada numa mala de 50cm x 40cm x 15cm, sendo facilmente armazenada e transportada. As peças que compõem o veículo são totalmente recicláveis, oferecendo um ciclo de vida ecológico na sua produção, utilização e reutilização.
De acordo com Alessandro Belli da Tecnologie Urbane, um dos principais parceiros do projecto e fundador da start up Bike Intermodal, «com este veículo, combinamos as melhores práticas de design, produção e montagem. O uso dos materiais de ponta possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e atractivo, que se adapta facilmente às necessidades da vida urbana. Esperamos convencer não só os fãs de bicicletas, como também incentivar aqueles que eram relutantes e que podem agora experimentar a liberdade que estes veículos oferecem».
A revolução no design da bicicleta dobrável
Actualmente são produzidas 135 milhões de bicicletas por ano, das quais apenas 2% são dobráveis. «Reforçámos a resistência da bicicleta, limitando o número de peças e utilizando os materiais mais fortes e leves, como o magnésio. Cada elemento que compõe esta bicicleta é testado e pode ser reciclado. O nosso processo de fabrico está focado no controlo de qualidade, análise do ciclo de vida do produto e na consciência ambiental», afirma Alessandro Belli.
A base da bicicleta é um quadro pré-comprimido que abre e fecha como um trem de aterragem de aeronaves e feito através de uma liga de alumínio injectado e magnésio. A empresa está neste momento a analisar a possibilidade de usar grafeno no futuro para fortalecer o quadro, tornando-o ainda mais leve. Um motor de design personalizado pelo parceiro do projecto Maxon Motor (Grupo BRAUN), reforça a mobilidade, sem adicionar peso excessivo. Mesmo com o motor, a bicicleta pesa quase metade e ocupa cerca de um quinto do espaço comparativamente com outras bicicletas dobráveis.
O peso e a dimensão do veículo foram optimizados devido ao estudo elaborado pela Universidade de Florença, em parceria com ATAF e LPP, empresas de transportes públicos nas cidades de Florença (Itália e Liubliana (Eslovénia). Este estudo, com base em questionários e testes desenvolvidos com bicicletas dobráveis, ajudou a compreender os vários elementos necessários para melhorar a facilidade de utilização desta bicicleta.
Desenvolvimento do produto e comercialização
O projecto de investigação Bike Intermodal recebeu 1.580.000 euros em financiamento da Comissão Europeia. Desde a sua conclusão, a start up continuou a optimizar o processo de design e produção do veículo, e apresenta agora um protótipo viável para comercialização. A empresa está em negociação com investidores, bem como accionistas da indústria automóvel para levar o protótipo para o mercado. Alessandro Belli considera que uma versão da bicicleta sem motor poderá custar cerca de 800 euros e, com motor, 1.300 euros. Uma versão mais minimalista poderá custar 500 euros. Com mais de dois terços da população a viver em cidades, e sendo expectável que este número continue a subir, o mercado potencial é considerável.
Michael Jennings, porta-voz da Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, afirma que «a bicicleta Intermodal é o tipo de inovação que precisamos de ver mais na Europa, melhorando a nossa qualidade de vida e competitividade económica. Um dos principais objectivos do Horizonte 2020, o nosso novo programa de financiamento da investigação e inovação, é fazer com que grandes ideias como esta sejam levadas do laboratório para o mercado. Quanto mais empresas inovadoras tivermos, melhor será para a economia europeia».
visite:
www.bike-intermodal.eu