Telemóveis poderão bloquear SMS para utilizadores ao volante
Um grupo de investigadores no Pacific Northwest National Laboratory (PNNL) está a trabalhar num software que consiga identificar quando um utilizador de telemóvel está ao volante, bloqueando a «tentação» de enviar SMS enquanto se conduz.
O sistema analisaria o ritmo do «teclar» ao escrever e, em consonância com informação GPS e outros dados, poderia concluir se o utilizador está ao volante. Nesse caso, as funções SMS no aparelho seriam bloqueadas automaticamente.
A tecnologia poderá tomar a forma de uma app para ser usada em todos os telemóveis, independentemente da marca do aparelho, da operadora ou do servidor de wireless.
«Se pensarmos no cérebro como um CPU [de um computador], desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo significa lidar com um monte de informação», afirmou Mike Watkins, manager de física aplicada no PNNL.
«Em relação a enviar mensagens de texto, mesmo que não se esteja a olhar para o ecrã [do telemóvel], os recursos mentais estão à mesma a ser usados», explicou.
O multi-tasking ao volante não se verifica apenas nos condutores ao telemóvel. Passageiros que discutem, rádio a bordo ou até comer contribuem para distrair o condutor. No entanto, o que é particularmente preocupante com as SMS no carro é que envolvem distracções visuais, manuais e cognitivas em simultâneo.
De acordo com a Administração Nacional de Segurança para o Trânsito (NHTSA), do Departamento dos Transportes norte-americano, ao enviar uma SMS ao volante tiramos os olhos da estrada durante, em média, 4,6 segundos.
Se tivermos em conta que o limite de velocidade na maior parte das localidades nos EUA é de 88km/h, uma distracção desta natureza seria como «percorrer [de carro] a distância de um campo de futebol americano com os olhos vendados».
A NHTSA estima que em 2010, mais de três mil pessoas tenham morrido e outras 416 mil tenham ficado feridas em acidentes relacionados com o uso de telemóveis não volante.
Há alguns anos, o organismo realizou um estudo em que convidava os participantes a escrever SMS enquanto utilizavam um simulador de condução.
Ao comparar a informação obtida nesse teste com dados de sessões de escrita de SMS sem distracções dos mesmos participantes, os investigadores concluíram que era possível determinar «com precisão» e «relativamente depressa» se um utilizador estava escrever enquanto estava sujeito a distracções, como conduzir.
A chave da análise era o ritmo da escrita. Os participantes que escreviam durante a simulação apresentavam intervalos irregulares entre o pressionar das teclas, ao passo que quando não havia distracções, o «teclar» era feito com ritmo regular.