Situação foi verificada no Porto e em Lisboa mas pode haver noutras zonas. SIBS justifica com avaria dos ATM e aponta a conveniência para o consumidor.
"Já está a começar! Eu não te disse?". Foi assim que um cliente reagiu quando se deslocou a uma caixa Multibanco em Lisboa e verificou, para sua surpresa, que aquele ATM não aceitava cartões, apenas MB Way. A mesma surpresa tiveram outras pessoas que tentaram ali levantar dinheiro e viraram costas sem o conseguir.
Não é caso único. Foram verificadas mais caixas com igual desempenho também no Porto, uma situação que deverá estar a registar-se em outras zonas do país.
Trata-se de caixas Multibanco (MB) normais e que estão a funcionar. Mas o cliente é surpreendido com um símbolo novo junto aos que indicam se a máquina tem dinheiro e papel, no canto inferior direito, a informar que aquele ATM não aceita cartões. Ao tentar inserir um cartão, verifica-se que não é mesmo possível e que não há engano.
A SIBS, que gere a rede Multibanco, justifica estes casos com uma "avaria" das caixas automáticas. Segundo fonte oficial da empresa, em vez de o ATM ficar indisponível, agora fica a funcionar. Só que apenas para aplicações no telemóvel.
"VANTAGEM", DIZ A SIBS
Ou seja, numa situação de anomalia no módulo de cartões, as caixas MB estão preparadas para indicar aos clientes a opção de uso através de MB Way. É por isso conveniente para os clientes, em comparação com a indisponibilidade total do ATM, sustenta a SIBS.
Mas a SIBS lembra que cabe aos bancos efetuar a manutenção dos ATM e garantir que estejam a funcionar. Quando o módulo de cartões avaria, cabe ao banco que opera aquele ATM fazer a intervenção necessária. Numa das caixas MB que não aceitavam cartões, na Av. General Roçadas, em Lisboa, o ATM pertence à Caixa Geral de Depósitos (CGD). O JN/Dinheiro Vivo confirmou que funcionava só com MB Way em três ocasiões diferentes este mês, apesar de ser a única caixa MB disponível naquela rua ao ar livre, 24 horas por dia.
A CGD confirmou que, entre o dia 14 e ontem, o ATM não aceitou cartões, o que pode ser explicado pela proximidade ao fim de semana. Desde ontem, este ATM já efetuava operações com cartão, depois de o JN/DV ter questionado a SIBS e a CGD sobre o facto de estar apenas a aceitar MB Way. Mas tanto a SIBS como a CGD afastam que esteja em causa outro motivo que não uma avaria.
DECO VAI FICAR ATENTA
Para a Deco-Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, apesar de ser conveniente para os clientes utilizar um ATM em caso de avaria no módulo de cartões, ainda assim é uma situação que irá acompanhar. Sobretudo, se houver um período longo entre a ocorrência de uma avaria e a sua resolução, o que levantaria dúvidas sobre se não será "por uma questão de poupança nos custos por parte da instituição bancária", afirmou Nuno Rico, economista da Deco. "Está a haver uma "bancarização" dos consumidores", que são cada vez mais digitais, o que pode levar a que os clientes "fiquem excluídos do sistema bancário", alertou.