* Cantinho Satkeys

Refresh History
  • cereal killa: dgtgtr pessoal  wwd46l0'
    Hoje às 19:16
  • Manuel Cordeiro: explorador
    21 de Julho de 2025, 18:06
  • FELISCUNHA: ghyt74  pessoal   49E09B4F
    21 de Julho de 2025, 11:09
  • j.s.: resolvida a situação, da qual fomos alheios, estamos novamente online  49E09B4F
    20 de Julho de 2025, 15:18
  • j.s.: devido a problemas no servidor externo, o forum esteve offline algum tempo
    20 de Julho de 2025, 15:16
  • j.s.: dgtgtr a todos  4tj97u<z
    20 de Julho de 2025, 15:15
  • cereal killa: dgtgtr e bom fim semana  r4v8p  535reqef34
    19 de Julho de 2025, 20:03
  • FELISCUNHA: ghyt74   49E09B4F  e bom fim de semana  4tj97u<z
    19 de Julho de 2025, 11:44
  • xifanwaifan11: ja
    18 de Julho de 2025, 11:44
  • JPratas: try65hytr A Todos  4tj97u<z classic k7y8j0
    18 de Julho de 2025, 05:11
  • cunha45: Entendido
    16 de Julho de 2025, 20:33
  • j.s.: reafirmo 15/07/2026 o forum encerra
    16 de Julho de 2025, 18:26
  • j.s.: o que foi dito é que este ano está pago, e para bom entendedor foi dito que após desinteresse nos membros, ficam já avisados que a 15/07/2026
    16 de Julho de 2025, 18:25
  • j.s.: boa tarde
    16 de Julho de 2025, 18:22
  • cunha45: Com a colaboração de 6 membros, aos quais agradecemos e com custos muito elevados, por parte da administração, foi pago mais um ano , do domínio e nome do fórum, num servidor externo.  Como o fórum é dos dos seus membros, e como estes mostraram total desinteresse numa pequena ajuda para a sua manutenção informamos que  a partir de 15/07/2026 o fórum encerra as suas portas.  Para todos os membros que não nos quiseram ajudar, e que fazem neste fórum, os seus downloads do que aqui disponibilizamos, para seu proveito e de borla, iremos cancelar essa função, apenas podendo vizualizar o forum.  A administação
    16 de Julho de 2025, 13:43
  • cunha45: ainda nao encerrou
    16 de Julho de 2025, 13:42
  • FELISCUNHA: ghyt74  pessoal   49E09B4F
    16 de Julho de 2025, 11:46
  • m1957: Obrigado pelo cuidado em informar!
    16 de Julho de 2025, 00:45
  • cereal killa: boas gomes, 4tj97u<z
    14 de Julho de 2025, 21:32
  • j.s.: cereal enviei pm  4tj97u<z
    14 de Julho de 2025, 21:13

Autor Tópico: pequena "bicla"  (Lida 809 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sotam

  • Membro Satkeys
  • *
  • Mensagens: 4393
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
pequena "bicla"
« em: 16 de Maio de 2014, 16:37 »
Bicicleta do tamanho de uma mala revoluciona forma de transporte na Europa




Com apenas 7,5kg, esta bicicleta eléctrica (na foto em cima) promete reduzir a poluição das cidades europeias. A produção e processo de concepção pioneiros desta bicicleta Intermodal abre caminho para uma nova geração de velocípedes, para que a população abandone os automóveis e torne as cidades mais verdes.
O Bike Intermodal é um projecto financiado pela Comissão Europeia que desenvolveu um protótipo de bicicletas dobráveis que pesam menos de 7,5kg. Criada com o objectivo de simplificar a mobilidade nas zonas urbanas e evitar os furtos em ascensão, esta bicicleta pode ser colocada numa mala de 50cm x 40cm x 15cm, sendo facilmente armazenada e transportada. As peças que compõem o veículo são totalmente recicláveis, oferecendo um ciclo de vida ecológico na sua produção, utilização e reutilização.
De acordo com Alessandro Belli da Tecnologie Urbane, um dos principais parceiros do projecto e fundador da start up Bike Intermodal, «com este veículo, combinamos as melhores práticas de design, produção e montagem. O uso dos materiais de ponta possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e atractivo, que se adapta facilmente às necessidades da vida urbana. Esperamos convencer não só os fãs de bicicletas, como também incentivar aqueles que eram relutantes e que podem agora experimentar a liberdade que estes veículos oferecem».
A revolução no design da bicicleta dobrável
Actualmente são produzidas 135 milhões de bicicletas por ano, das quais apenas 2% são dobráveis. «Reforçámos a resistência da bicicleta, limitando o número de peças e utilizando os materiais mais fortes e leves, como o magnésio. Cada elemento que compõe esta bicicleta é testado e pode ser reciclado. O nosso processo de fabrico está focado no controlo de qualidade, análise do ciclo de vida do produto e na consciência ambiental», afirma Alessandro Belli.
A base da bicicleta é um quadro pré-comprimido que abre e fecha como um trem de aterragem de aeronaves e feito através de uma liga de alumínio injectado e magnésio. A empresa está neste momento a analisar a possibilidade de usar grafeno no futuro para fortalecer o quadro, tornando-o ainda mais leve. Um motor de design personalizado pelo parceiro do projecto Maxon Motor (Grupo BRAUN), reforça a mobilidade, sem adicionar peso excessivo. Mesmo com o motor, a bicicleta pesa quase metade e ocupa cerca de um quinto do espaço comparativamente com outras bicicletas dobráveis.
O peso e a dimensão do veículo foram optimizados devido ao estudo elaborado pela Universidade de Florença, em parceria com ATAF e LPP, empresas de transportes públicos nas cidades de Florença (Itália e Liubliana (Eslovénia). Este estudo, com base em questionários e testes desenvolvidos com bicicletas dobráveis, ajudou a compreender os vários elementos necessários para melhorar a facilidade de utilização desta bicicleta.
Desenvolvimento do produto e comercialização
O projecto de investigação Bike Intermodal recebeu 1.580.000 euros em financiamento da Comissão Europeia. Desde a sua conclusão, a start up continuou a optimizar o processo de design e produção do veículo, e apresenta agora um protótipo viável para comercialização. A empresa está em negociação com investidores, bem como accionistas da indústria automóvel para levar o protótipo para o mercado. Alessandro Belli considera que uma versão da bicicleta sem motor poderá custar cerca de 800 euros e, com motor, 1.300 euros. Uma versão mais minimalista poderá custar 500 euros. Com mais de dois terços da população a viver em cidades, e sendo expectável que este número continue a subir, o mercado potencial é considerável.
Michael Jennings, porta-voz da Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, afirma que «a bicicleta Intermodal é o tipo de inovação que precisamos de ver mais na Europa, melhorando a nossa qualidade de vida e competitividade económica. Um dos principais objectivos do Horizonte 2020, o nosso novo programa de financiamento da investigação e inovação, é fazer com que grandes ideias como esta sejam levadas do laboratório para o mercado. Quanto mais empresas inovadoras tivermos, melhor será para a economia europeia».

visite: www.bike-intermodal.eu
MUITO SE ENGANA QUEM JULGA.