A emissão de novos cartões de passe na CP está atrasada em cerca de duas semanas por problemas no fornecimento pela falta de componentes elétricas, devido a ruturas de "stock" pela guerra da Ucrânia, informou a empresa.
"É verdade que a emissão do cartão está atrasada em cerca de duas semanas, mas apenas pela demora da entrega dos cartões por parte do fornecedor", indica a Comboios de Portugal - CP, numa resposta escrita enviada à agência Lusa.
Questionada pela Lusa sobre atrasos na emissão de novos passes, nomeadamente os referentes ao serviço regional, a empresa indica que o seu "fornecedor, que é o mesmo para todos os transportes da Área Metropolitana de Lisboa, informou a CP e todos os outros operadores que os prazos de entrega não estavam a ser cumpridos devido à falta de componentes elétricas gerada pelos efeitos negativos de rotura nas cadeias de fornecimento".
De acordo com a CP, esta situação do fornecedor surge como "consequência dos impactos na economia global provocados pela covid-19 e do atual contexto geopolítico de guerra na Europa", pela invasão russa da Ucrânia.
"Segundo o fornecedor, a situação começará a ser regularizada no decorrer desta semana, altura em que os clientes que requisitaram os novos cartões CP deverão receber o respetivo cartão", adianta a empresa no esclarecimento enviado à Lusa.
Garantindo que "esta situação não afeta o carregamento dos atuais cartões", a CP adianta que "a emissão de novos passes nunca esteve suspensa", sendo que "apenas a entrega do cartão físico sofreu um atraso".
"Esta situação não afeta a emissão de novos cartões Navegante usados na Área Metropolitana de Lisboa - passes intermodais, quer municipais, quer metropolitanos -, uma vez que são cartões/suportes distintos e, nesse caso, não aconteceu a rotura de 'stock'", conclui a CP.
O esclarecimento surge depois de relatos à Lusa de que a CP não estaria a emitir novos passes por falta de cartões.