* Cantinho Satkeys

Refresh History
  • cereal killa: dgtgtr e bom fim semana  r4v8p  535reqef34
    Hoje às 20:03
  • FELISCUNHA: ghyt74   49E09B4F  e bom fim de semana  4tj97u<z
    Hoje às 11:44
  • xifanwaifan11: ja
    18 de Julho de 2025, 11:44
  • JPratas: try65hytr A Todos  4tj97u<z classic k7y8j0
    18 de Julho de 2025, 05:11
  • cunha45: Entendido
    16 de Julho de 2025, 20:33
  • j.s.: reafirmo 15/07/2026 o forum encerra
    16 de Julho de 2025, 18:26
  • j.s.: o que foi dito é que este ano está pago, e para bom entendedor foi dito que após desinteresse nos membros, ficam já avisados que a 15/07/2026
    16 de Julho de 2025, 18:25
  • j.s.: boa tarde
    16 de Julho de 2025, 18:22
  • cunha45: Com a colaboração de 6 membros, aos quais agradecemos e com custos muito elevados, por parte da administração, foi pago mais um ano , do domínio e nome do fórum, num servidor externo.  Como o fórum é dos dos seus membros, e como estes mostraram total desinteresse numa pequena ajuda para a sua manutenção informamos que  a partir de 15/07/2026 o fórum encerra as suas portas.  Para todos os membros que não nos quiseram ajudar, e que fazem neste fórum, os seus downloads do que aqui disponibilizamos, para seu proveito e de borla, iremos cancelar essa função, apenas podendo vizualizar o forum.  A administação
    16 de Julho de 2025, 13:43
  • cunha45: ainda nao encerrou
    16 de Julho de 2025, 13:42
  • FELISCUNHA: ghyt74  pessoal   49E09B4F
    16 de Julho de 2025, 11:46
  • m1957: Obrigado pelo cuidado em informar!
    16 de Julho de 2025, 00:45
  • cereal killa: boas gomes, 4tj97u<z
    14 de Julho de 2025, 21:32
  • j.s.: cereal enviei pm  4tj97u<z
    14 de Julho de 2025, 21:13
  • j.s.: Entre as 20h do dia 13 de agosto de 2025 e as 10h do dia 14 de agosto de 2025 (horário CEST).
    14 de Julho de 2025, 20:55
  • j.s.: foi refeita nova data para migração
    14 de Julho de 2025, 20:55
  • j.s.: 43e5r6
    14 de Julho de 2025, 16:49
  • j.s.: por isso o forum deve estar off line  Início: 16/07/2025 às 20:00 (CEST) Fim: 17/07/2025 às 10:00 (CEST)
    14 de Julho de 2025, 16:49
  • j.s.: vai ser efectuada migração de servidores
    14 de Julho de 2025, 16:48
  • j.s.: dgtgtr a todosc 49E09B4F
    14 de Julho de 2025, 16:47

Autor Tópico: Porque mentem os velocímetros?  (Lida 1732 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online henrike

  • Administrador
  • *****
  • Mensagens: 10446
  • Karma: +4/-0
Porque mentem os velocímetros?
« em: 28 de Junho de 2017, 09:49 »


A dúvida é frequente e já terá passado, certamente, pela mente de quase todos os condutores: porque é que a velocidade real não é a mesma que surge indicada pelo velocímetro no painel de instrumentos?

Na gíria, convencionou-se chamar ‘Erro de Velocímetro’ a este facto, bastando um simples navegador de GPS (também ele não totalmente fidedigno devido a discrepâncias na sua leitura) para perceber que a velocidade real difere daquela que é indicada pelo ponteiro (ou pelos dígitos no caso de ser um painel digital) do velocímetro no painel de instrumentos, sendo que a variação também não é igual de carro para carro, havendo diversos fatores que influenciam esse avanço no indicador da velocidade momentânea.

É sabido que os fabricantes têm de precaver uma série de condicionantes para a utilização dos seus veículos, como o desgaste dos pneus e a modificação das dimensões das jantes e dos pneus, pelo que a margem de variação acaba também ela por ser diferente de carro para carro.

O que é seguro é que todos os velocímetros estão projetados para mostrarem uma velocidade ligeiramente superior à real, havendo mesmo uma lei comunitária que estabelece o formato e tipo para este tipo de medição. De acordo com a Directiva [SIC] 75/443/CEE do Conselho, de 26 de junho de 1975, é obrigatória a existência de uma diferenciação entre os valores lidos e reais, sendo proibido que os velocímetros apresentem uma informação de velocidade inferior à real. Ou seja, o que se vê no velocímetro pecará sempre por excesso, garantindo, com isso, que o condutor não excede o limite de velocidade para cada local.

A normativa europeia estabelece até a forma precisa do ensaio do velocímetro (a três velocidades – 40 km/h, 80 km/h e 120 km/h ou 80% da velocidade máxima especificada pelo fabricante, se esta última for inferior a 150 km/h) e uma fórmula de cálculo específica para obter o chamado erro de velocímetro.

De forma natural, a alteração do diâmetro dos pneus terá influência no erro de velocímetro, havendo veículos com erro quase nulo e outros com erro maior, sendo comum que o mesmo aumente conforme a velocidade também aumenta. Ainda que a dimensão dos pneus se altere, a norma europeia determina que a velocidade real nunca deve ser, ainda assim, inferior à lida no velocímetro.

Poder-se-á dizer, assim, que esta é uma forma de aumentar a margem de segurança dos condutores na sua condução diária e de precaver as diversas condicionantes que influem na vida útil de um veículo, sobretudo na ordem da mudança de pneus.

Note, ainda, que a mudança nos pneus pode originar ainda ligeiras variações no odómetro – que mede a distância percorrida – mesmo que as divergências sejam marginais.

Digital ou analógico: há diferenças?

Na verdade, além de serem mais fáceis de ‘ler’, os velocímetros digitais, cada vez mais em voga, também contam com um ‘erro’ de leitura da velocidade, fazendo com que se mantenha uma diferença entre a velocidade real e a mostrada no velocímetro.
Atenção! Todos os links por mim postados neste Fórum estão hospedados na própria Internet, somente indico onde se encontram.