* Cantinho Satkeys

Refresh History
  • cereal killa: ghyt74 e continuaçao bom sao joao  wwd46l0'
    Hoje às 12:16
  • JP: try65hytr Pessoal  4tj97u<z 2dgh8i k7y8j0 xe4s
    Hoje às 04:05
  • FELISCUNHA: ghyt74   4tj97u<z e bom São João  h7i37
    23 de Junho de 2026, 10:55
  • j.s.: dgtgtr a todos  49E09B4F
    20 de Junho de 2026, 15:51
  • FELISCUNHA: ghyt74   49E09B4F  e bom fim de semana  4tj97u<z
    20 de Junho de 2026, 11:31
  • JP: try65hytr Pessoal  4tj97u<z 2dgh8i k7y8j0
    19 de Junho de 2026, 04:41
  • romi: Beleza
    19 de Junho de 2026, 04:28
  • cereal killa: try65hytr pessoal  2dgh8i
    18 de Junho de 2026, 23:28
  • JP: dgtgtr Pessoal  2dgh8i k7y8j0 r4v8p
    18 de Junho de 2026, 19:48
  • joaozinho_bosco: boas tardes.......há quanto tempo
    18 de Junho de 2026, 14:35
  • j.s.: dgtgtr a todos  49E09B4F
    16 de Junho de 2026, 18:24
  • JP: try65hytr Pessoal  2dgh8i k7y8j0 classic
    16 de Junho de 2026, 05:44
  • j.s.: bom fim de semana  4tj97u<z
    13 de Junho de 2026, 11:23
  • j.s.: ghyt74 a todos  49E09B4F
    13 de Junho de 2026, 11:23
  • JP: try65hytr A Todos  4tj97u<z 2dgh8i k7y8j0 r4v8p
    12 de Junho de 2026, 05:28
  • JP: try65hytr Pessoal  2dgh8i k7y8j0 yu7gh8
    10 de Junho de 2026, 03:47
  • j.s.: passem por aqui [link]
    09 de Junho de 2026, 20:57
  • j.s.: um anonimo contribuiu com €10,00  h7t45
    09 de Junho de 2026, 20:56
  • j.s.: try65hytr a todos  49E09B4F
    09 de Junho de 2026, 20:56
  • m1957: Vamos todos colaborar para que o forum continue! Bom fim de semana.
    06 de Junho de 2026, 02:24

Autor Tópico: Bastonários lamentam "atropelo constitucional" e "decisões erradas" na Saúde  (Lida 497 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelito

  • Membro Satkeys
  • *
  • Mensagens: 19104
  • Karma: +2/-1
  • Sexo: Masculino
  • PORTA-TE MAL MAS COM ESTILO

No dia em que se assinalam os 41 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde, os bastonários da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros e da Ordem dos Farmacêuticos destacam as "decisões erradas" na gestão da rede, durante a pandemia.

"Hoje é um dia de festa. Mas, desta vez, a celebração é diferente. Os 41 anos do SNS, com o País mergulhado na pandemia, são um momento de especial preocupação", escrevem num artigo conjunto publicado esta terça-feira no jornal "Público", em que lembram as "forças e oportunidades (...) adormecidas", que continuam a aguardar "pela iniciativa e coragem dos responsáveis políticos".

"Conquistámos o SNS, orgulhamo-nos dele, reconhecemos unanimemente a sua razão de ser, mas estamos a deixá-lo definhar, orçamento a orçamento, inverno atrás de inverno, não honrando a história das mulheres e dos homens que o construíram e dos profissionais de saúde que o fazem todos os dia", consideram os bastonários Miguel Guimarães, Ana Rita Cavaco e Ana Paula Martins.

No artigo de opinião, os autores lamentam que o SNS tenha sido convertido numa "máquina de guerra" e que, focado no combate à pandemia, se tenha afastado "da sua obrigação constitucional de oferecer cobertura universal a todos os portugueses", deixando "para trás milhões de consultas presenciais e episódios de urgência, outros milhões de exames complementares de diagnóstico e terapêutica, muitos milhares de cirurgias e tratamentos oncológicos..."

"Estamos agora, com grande dificuldade, a correr atrás do prejuízo. Isto quer dizer que, por decisão política, houve cidadãos que foram indevidamente secundarizados ou esquecidos, e que outros lhes terão passado à frente quando deviam ser tratados com igual prioridade", acrescentam. E salientam que, tendo a mortalidade global aumentado 10% nos meses da pandemia e não sendo o novo vírus a causa da grande maioria dos óbitos, há que "medir com rigor os efeitos daquele atropelo constitucional e assumir que houve decisões erradas". "Sem isso não podemos corrigir nada a tempo de uma segunda vaga ou de outros desafios futuros."

Mais do que elogios ou agradecimentos, "o que não abdicamos pelos nossos doentes são condições de trabalho que permitam continuar a salvar vidas e a servir com dignidade", pode ler-se. Por dever e imperativo ético, continuaremos a colaborar e a contribuir para um serviço público mais eficiente e mais justo, apesar de exangue, e para um sistema de saúde inclusivo e integrado, que trate os portugueses como estes merecem.
PORTA-TE MAL MAS COM ESTILO